“Os menestréis mais cultos que os jograis e também poetas, interpretavam, igualmente em instrumentos do seu fabrico, as composições do trovador respetivo, mas já com certa especialização… foram os menestréis que deram origem à classe dos músicos profissionais e de cuja designação derivam as palavras mestre e maestro.”
Simões. Armando A Guitarra (bosquejo histórico) pag.104
A etnomusicologia num entendimento sintético, define-se como o estudo da música e dos músicos nos seus contextos socioculturais. O trabalho desenvolvido na MUS.MUS.CBR é para além disto autorreflexivo, pois existe uma preocupação Auto-etnográfica e autocrítica na definição dos programas de estudo e das matérias a explorar. Tendo a ontologia dos cordofones portugueses como ponto de partida, pratica-se uma investigação musical holística aplicando a metodologia cientifica da arqueologia experimental que nos permite compreender as composições, experimentar as formas e técnicas de tocar, mas também a construção dos instrumentos. Verifica-se também uma preocupação de resgate do esquecimento e contemporanização dos instrumentos e do reportório que são estudados.


PUBLICAÇÕES:

ARTIGO "Uma viola em movimento: A provável origem da viola de corações em Cabo Verde", por NUNO CRISTO e EDUARDO LOIO (março, 2024)
versão em português: 
https://drive.google.com/file/d/1Utn9-sZiwK1FQMKtxczzZphS_VdsYcmF/view?usp=share_link


ARTIGO
"Etnomusicologia experimental auto-reflexiva", por EDUARDO LOIO (abril, 2023)
versão em português:
https://drive.google.com/file/d/1zi6aiKFEk7XH0mBEZU0CyAngzdrSl2F4/view?usp=share_link
english version:


ARTIGO "Os nomes e as formas: questões relacionadas com tetracórdios de plectro em Portugal", nos FGC's, por: NUNO CRISTO (2022)
leitura do artigo completo em:
https://www.academia.edu/73614521/os_nomes_e_as_formas_questões_relacionadas_com_tetracórdios_de_plectro_em_portugal



PALESTRA "Bandolim, Bandurrinho, Guitarrinho?" no 1º FGC, por: ADAMO CAETANO (outubro, 2022)
visualização da palestra completa em:
https://www.youtube.com/watch?v=RpKLV6ep4KU&ab_channel=TAUC1888



TESE DE MESTRADO “Conta-me, viola!”: as memórias da viola toeira revitalizada pelas mãos de músicos-construtores no século XXI, por: FELIPE BARÃO DOS SANTOS (julho, 2022)
leitura da tese completa em:
https://ria.ua.pt/handle/10773/35308



ARTIGO "A viola toeira: história, desenvolvimento, revitalização e construção", por: THOMAS GEORGE C. GARCIA, e EDUARDO LOIO (dezembro, 2020)
leitura do artigo completo em:
https://veduta.aoficina.pt/14/a-viola-toeira/

0 comentários:

enviar um comentário...